Este plugin no se ha probado con las últimas 3 versiones mayores de WordPress. Puede que ya no tenga soporte ni lo mantenga nadie, o puede que tenga problemas de compatibilidad cuando se usa con las versiones más recientes de WordPress.

Pix por Piggly (para Woocommerce)

Descripción

Pix por Piggly v2.0.0

Importante: Como a regra de versionamento de código manda, a versão 2.x será incompatível com a versão 1.x não tenha dúvidas disso. A versão 2.x foi projetada para ser totalmente compatível com as APIs do Pix, que atualizam automaticamente os pedidos, e essas APIs vão mudar sim o comportamento do Pix. Versões desatualizadas de MySQL e PHP podem ser o problema e dificultar a compatibilidade. E estamos nos esforçando para lançar micro-correções para essas necessidades. A qualquer momento é possível fazer o downgrade para a versão 1.x e continuar utilizando todos os recursos dela que já estão otimizados e não precisavam de atualização como uma versão 1.x.

O melhor plugin para pagamentos via Pix no Woocommerce. Na versão 2.0.0 o plugin está melhor mais dinâmico e muito mais responsivo. Veja mais detalhes.

Sempre atualize para continuar aproveitando

O Pix é o mais novo método de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central do Brasil. Você encontra todos os detalhes na página oficial do Pix.

O plugin é permitir que você utilize o método de pagamento Pix em sua loja Woocommerce sem qualquer custo de forma simples, rápida e direta. Acesse as configurações do plugin em Pix por Piggly no menu lateral.

Se você apreciar a função deste plugin e quiser apoiar este trabalho, sinta-se livre para fazer qualquer doação para a chave aleatória Pix aae2196f-5f93-46e4-89e6-73bf4138427b ❤.

Não esqueça de deixar a sua avaliação sobre o plugin! Isso nos incentivará a lançar mais atualizações e continuar prestando um suporte de qualidade.

Recursos que só o Pix por Piggly tem

  • ✅ Tratamento automático de dados, não se preocupe com o que você digita. O plugin automaticamente detecta melhorias;
  • ✅ Permita que o cliente envie o comprovante por uma página segura, pelo Whatsapp e/ou Telegram;
  • ✅ Atualize automaticamente o pedido quando um comprovante for enviado;
  • ✅ Defina uma data de expiração de pagamento do Pix;
  • ✅ Envio de e-mails para os eventos: quando o Pix estiver próximo de expirar, quando o Pix expirar, quando o Pix for pago e quando o Pix for criado para pagamento;
  • ✅ Teste o seu Pix a qualquer hora, antes mesmo de habilitar o plugin;
  • ✅ Aplique desconto automático, sem criação de cupons, ao realizar o pagamento via Pix;
  • ✅ Visualize os dados do Pix gerado na página do pedido;
  • ✅ Importe os dados Pix de uma chave Pix válida e preencha os dados da Conta Pix automaticamente;
  • ✅ Utilize Merge Tags, em campos disponíveis, para substituir variáveis e customizar ainda mais as funções do plugin;
  • ✅ Páginas dedicadas para o pagamento do Pix e envio de comprovantes, que podem ser acessados via “Minha Conta”;
  • ✅ Suporte a API do Woocommerce.

Versão `2.0.0`

Na versão 2.0.0 promovemos várias mudanças no formato no plugin, tanto para facilitar quando para deixar o fluxo de pagamento mais simples e dinâmico. Algumas opções foram removidas, enquanto outras foram mantidas. Leia abaixo em detalhes tudo que está diferente.

E-mails

👎 Antes

👉 Era possível escolher o modelo de e-mail na qual o pagamento Pix seria anexado e, ainda, escolher a posição deste pagamento.

❌ Por que mudamos?

Muitos relatavam conflitos e dificuldades para gerenciar o conteúdo do e-mail, enquanto outros utilizavam plugins desatualizados que quebravam os e-mails. Isso acontecia, pois dependiamos de uma action localizada no modelo de e-mail selecionado para carregar os dados do Pix.

👍 Agora

👉 Criamos diversos modelos de e-mails, entre eles: quando o Pix estiver próximo de expirar, quando o Pix expirar, quando o Pix for pago e quando o Pix for criado para pagamento.

👉 Não anexamos mais as informações do Pix no e-mail para evitar SPAM e compartilhamento desnecessário dos dados. Criamos um link único para o cliente acessar e visualizar todos os dados de pagamento novamente.

Comprovantes

👎 Antes =

👉 Era possível selecionar uma página para enviar o comprovante e utilizar qualquer formulário desejado. Também era possível utilizar o shortcode [pix-por-piggly-form] para utilizar o recurso nativo do plugin para recebimento de comprovantes.

❌ Por que mudamos?

Alguns clientes enviavam de forma errada ou a forma como o shortcode [pix-por-piggly-form] era utilizado prejudicava a experiência criando diversos comprovantes desnecessários e produzindo muito lixo na pasta de uploads.

👍 Agora

👉 Será utilizado um link permanente exclusivo para que o usuário faça o envio do comprovante Pix, garantindo todas as validações necessárias para que o usuário envie sempre para o pedido correto.

👉 O comprovante enviado será automaticamente associado ao Pix relacionado ao pedido e sempre será considerado o último comprovante enviado.

Pedidos

👎 Antes

👉 Ao selecionar o Pix, o pedido automaticamente migrava o status para Aguardando o Pagamento, também era possível utilizar o status Comprovante Pix Recebido quando o comprovante era enviado.

❌ Por que mudamos?

Alguns usuários acharam o status Comprovante Pix Recebido muito complicado e tinham rotinas que impediam o uso.

Migrar para o status Aguardando o Pagamento também não é mais uma opção, uma vez que os Pix podem ser confirmados tanto por API quanto por comprovantes.

👍 Agora

👉 Agora, por padrõa, o pedido ficará como Pendente atéq ue o cliente envie o comprovante ou que uma API Pix atualize o Pix como pago.

👉 Quando o cliente enviar um comprovante, o status é migrado para sair da situação como Pendente.

👉 Também foi adicionado um recurso para atualizar automaticamente o status do pedido para Pago quando o Pix for pago.

👉 Tanto o status para Comprovante Enviado quanto para Pedido Pago podem ser configurados. Não recomendamos que o Comprovante Enviado marque o pedido como pago…

Endpoints

👍 Agora

👉 Foram criados dois endpoints exclusivos dentro do ambiente «Minha Conta» do Woocommerce. Um para o realizar o pagamento pendente do Pix e outro para enviar o comprovante de pagamento.

👉 Os endpoints podem ser acessados a qualquer momento desde que o cliente tenha autorização e eles estejam liberados para acesso.

Templates

👍 Agora

👉 Atualizamos todos os templates, será necessário revisá-los para que eles funcionem corretamente caso você tenha realizado alguma personalização.

Filtros e Ações

A partir da versão 2.0.0 é possível utilizar os filtros e as ações abaixo:

👍 Filtros

  • pgly_wc_piggly_pix_discount_applied Personaliza o valor calculado para o desconto antes de aplicar;
  • pgly_wc_piggly_pix_payload Personaliza ou altera o objeto Payload do Pix antes de gerar o código;
  • pgly_wc_piggly_pix_pending_status Personaliza o status de pending ao criar um pedido com pagamento Pix;
  • pgly_wc_piggly_pix_process Personaliza o objeto PixEntity antes de processar o Pix.

👍 Ações

  • pgly_wc_piggly_pix_webhook Executa o webhook do Pix;
  • pgly_wc_piggly_pix_to_pay Logo após o Pix ser criado e associado ao pedido;
  • pgly_wc_piggly_pix_after_save_receipt Logo após criar (e salvar) o comprovante do Pix;
  • pgly_wc_piggly_pix_close_to_expires Quando o Pix está próximo da expiração.

Principais melhorias

  • ✅ Alteração da cor do ícone do Pix;
  • ✅ Formulário integrado para envio de comprovante;
  • ✅ (Opcional) Atualização automática do pedido com comprovante recebido;
  • ✅ Desconto automático para pagamento via Pix.
  • ✅ Reformulação das configurações;
  • ✅ Criação da metabox Pix nos pedidos pagos via Pix;
  • ✅ Otimização para geração dos QR Codes;
  • ✅ Desconto automático para pagamento via Pix.

Performance

Toda a estrutura e código do plugin foram atualizados para garantir a melhor performance, agora todos os dados de um Pix criado são salvos em uma tabela de dados que evita a recriação do Pix. Os QR Codes e os comprovantes também são associados ao Pix que permite um único arquivo de cada, mantendo a biblioteca de uploads sempre limpa.

Como funciona?

Assim como é feito atualmente com uma transferência eletrônica no Woocommerce, o Pix por Piggly permite aos consumidores escolherem o método de pagamento Pix, então eles recebem as instruções de pagamento e enviam o comprovante. Você também pode aplicar um desconto automático para pagamentos via Pix.

Bem simples né?

Para permitir isso, nosso plugin segue todas as propostas do padrão EMV®1, implementado pelo Banco Central do Brasil, você pode ler mais sobre isso em Especificações Técnicas. Utilizamos a nossa bibliteca piggly/php-pix para manipular e gerar os códigos pix.

Dessa forma, nosso plugin gera os três principais métodos de pagamento Pix:

  1. Um QR Code com o código Pix;
  2. O código Pix em formato de texto para utilização da função Pix Copia & Cola;
  3. Pagamento manual com os dados Pix fornecidos.

Nosso plugin gera de forma automática o código Pix com base nas informações do Pedido e nas informações preenchidas na configuração do plugin.

Não importa como você digita a chave Pix, ela será automaticamente convertida para os formatos apropriados, okay? Caso ela esteja inválida, de acordo com o formato escolhido, você será notificado.

Testes realizados

O código Pix gerado por esse plugin, incluindo a função QR Code e Pix Copia & Cola, foi testado nos seguintes aplicativos de banco:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Inter;
  • BMG;
  • Bradesco;
  • C6;
  • Itaú;
  • Mercado Pago;
  • Nubank;
  • PagPank;
  • Santander.

Como o código utiliza o padrão do Pix é possível que funcione em todos os bancos. Mas, caso encontre problemas ou dificuldades não hesite em abrir uma thread no Suporte do Plugin ou enviar um e-mail para dev@piggly.com.br.

Perguntas Frequentes

Qual é a licença do plugin?

Este plugin esta licenciado como GPLv2. Ele é distrubuido de forma gratuita.

O que eu preciso para utilizar este plugin?

  • Ter instalado o WordPress 4.0 ou superior;
  • Ter instalado o plugin WooCommerce 3.0 ou superior;
  • Utilizar a versão 7.2 do PHP;
  • Ter a extensão gd para PHP habilitada, veja detalhes aqui;
  • Possuir uma conta bancária com Chave Pix.

Posso utilizar com outros gateways de pagamento?

Sim, esse plugin funciona apenas como um método de pagamento adicional, assim como acontece com o método de transferência eletrônica.

Como aplicar desconto automático?

Na página de configurações do Plugin, acesse Pedidos e insira um valor e um rótulo para o desconto Pix. O desconto será automaticamente aplicado quando o cliente escolher o método de pagamento Pix.

Como conferir o pagamento Pix?

A conferência do Pix ainda é manual, assim como acontece em uma transferência eletrônica. Para facilitar, o plugin gera os Pix com um código identificador. Esse código possuí um valor estático de 25 caracteres.

Abra o pedido criado no Woocommerce e verifique o código identificador do Pix, ao abrir o aplicativo do seu banco, você poderá ver detalhes sobre o recebimento Pix e, na maioria dos bancos, o pagamento estará identificado com o código identificador do Pix.

= Não tem como atualizar o pagamento Pix automaticamente?

Para validar se um Pix foi pago a maioria dos bancos emissores irão cobrar taxas, assim como os intermediadores de pagamento. Se você faz parte de um banco emissor que já implementa a API Pix, pode entrar em contato com a gente em dev@piggly.com.br para que possamos implementar a solução.

Gerei o código Pix, mas não consigo efetuar o pagamento. E agora?

Nas configurações do Plugin acesse «Suporte» e verifique a seção «O plugin gera o QR Code, mas não consigo pagá-lo», lá estarão algumas dicas automáticas que podem ajudar você. Se ainda sim precisar de algum suporte, abra um chamado enviando um e-mail para dev@piggly.com.br.

Como customizar os templates?

Nas configurações do Plugin acesse «Suporte» e verifique a seção «Como substituir os templates de e-mail e da página de obrigado».

AVISO: Ao customizar os templates você pode perder funcionalidades importantes do plugin e comportamentos pré-existentes nos templates originais. Tenha certeza sobre o que está fazendo para garantir que tudo funcione como deve ser. Não prestaremos suporte para customizações.

Como instalar?

No diretório oficial do WordPress

A página oficial do plugin pode ser encontrada em: wordpress@pix-por-piggly.

No repositório do Github

Vá para Releases neste repositório e faça o download em .zip da versão mais recente.

Então, no Painel Administrativo do WordPress, vá em Plugins > Adicionar novo e clique em Upload plugin no topo da página para enviar o arquivo .zip.

Você precisará, posteriormente, ir até a pasta do plugin no terminal do seu servidor Web e executar o comando composer install caso escolha essa opção.

Da origem

Você precisará do Git instalado para contruir da origem. Para completar os passos a seguir, você precisará abrir um terminal de comando. Clone o repositório:

git clone https://github.com/piggly-dev/wc-piggly-pix.git

Você precisará, posteriormente, executar o comando composer install caso escolha essa opção.

Como utilizar?

Após a instalação do plugin, vá até Plugins > Plugins instalados, ative o plugin Pix por Piggly para Woocommerce. Assim que você ativar, o plugin já estará disponível em Woocommerce > Configurações > Pagamentos e você poderá inserir todas as configurações pertinentes.

Preencha corretamente a sua chave Pix. Você pode testar nas configurações do plugin o funcionamento do Pix mesmo que o módulo esteja desativado.

Capturas

  • Exemplo do método de pagamento durante o Checkout;
  • Exemplo das instruções com as informações de pagamento;
  • Método de pagamento nas configurações do Woocommerce;
  • Configurações gerais do método de pagamento;
  • Preencha os dados da sua conta Pix;
  • Ou, importe os dados Pix de um código Pix Copia & Cola;
  • Configure pedidos, e-mails e desconto automático para o pagamento Pix;
  • Controle o envio de comprovantes dos pagamentos via Pix;
  • Teste o pagamento via Pix antes de habilitar o módulo;
  • Metabox Pix no pedido realizado via Pix.

Reseñas

17 de febrero de 2024
Infelizmente parou de funcionar e buga toda a experiência do usuário na hora de pagar. É uma pena. Era um excelente plugin.
17 de mayo de 2023
Faz o que promete e o principal, é confiável.
Leer todas las 69 reseñas

Colaboradores y desarrolladores

«Pix por Piggly (para Woocommerce)» es un software de código abierto. Las siguientes personas han colaborado con este plugin.

Colaboradores

Registro de cambios

2.0.29

  • Correção de erro ao enviar arquivo do comprovante.

2.0.25

  • Adição do menu «Processamento do Pix» para maior controle da cronjob e do processamento imediato do Pix.
  • Novos avisos adicionados e nomenclatura dos Pix alterada.

2.0.24

  • Pequenas correções.

2.0.23

  • Pequenas correções;
  • Prevenção de cancelamento automático.

2.0.22

  • Limpeza dos logs;
  • Alerta de Modo Debug ativo;
  • Filtragem básica dos Pix criados.

2.0.21

  • Bug na atualização do Pix.

2.0.20

  • Melhorias nas mensagens de retorno de erro e sucesso;
  • Desabilitação da limpeza automática;
  • Atualização automática do Pix com botão «Já realizei o pagamento» para APIs do Pix.

2.0.19

  • Correção de permissão de logs durante execução da cronjob;
  • Correção na data de atualização do Pix;
  • Correção no envio de notificação de Pix próximo a expiração;
  • Remoção do Pix ao remover o pedido;
  • Atualização automática para a página de pedido concluído, quando em uso da API do Pix;
  • Correção da atualização da Cron Job para executar a cada minuto;
  • Ação para executar os webhooks da API do Pix;
  • Exibição do e2eid identificando o pagamento do Pix, quando em uso da API do Pix;
  • Rotina para limpeza dos Pix expirados ou cancelados;
  • Reorganização do menu Pix por Piggly.

2.0.18

  • Correção da detecção de Pix próximo à expiração;
  • Habilitação da API do Woocommerce para pedidos Pix;
  • Melhoria nos logs de debug para identificar envio dos e-mails.

2.0.17

  • Correção nos modelos de e-mails;

2.0.16

  • E-mail quando o Pix for criado;
  • Exibição da data de expiração no template de pagamento;
  • Melhorias na interface de configuração;
  • Melhorias de comunicação nas páginas do plugin.

2.0.15

  • Correção de bug na metabox do pedido.

2.0.14

  • Personalização do destinatário dos e-mails administrativos;
  • Correção no ícone do Pix;
  • Opção para cancelar o pedido quando o Pix expirar;
  • Recriação da cronjob ao atualizar.

2.0.12/2.0.13

  • Correção de bugs nas configurações do plugin;
  • Adição da personalização do status de aguardando o pagamento.

2.0.11

  • Opção para reduzir o estoque do pedido assim que o Pix é criado;
  • Posição dos links de comprovante;
  • Estoque reduzido assim que o comprovante Pix é enviado;
  • Opção de ocultar valor do Pix antes dos dados Pix.

2.0.9/2.0.10

  • Micro-correções.

2.0.8

  • Correção no banco de dados.

2.0.7

  • Correção no banco de dados.
  • Notificação sobre atualização dos Links permanentes.

2.0.6

  • Correção para salvar informações de desconto Pix.

2.0.4/2.0.5

  • Correção no banco de dados.

2.0.3

  • Correção para aceitar a ausência de banco no Pix.

2.0.2

  • Notifica sobre atualização dos endpoints.

2.0.1

  • Micro correções.

2.0.0

  • Novo release com mudanças substanciais no núcleo do plugin.

1.3.14

  • Bug no shortcode [pix-por-piggly] que não retorna o template;
  • Bug no desconto de pagamento e valor corrigido quando há cupom de desconto aplicado;
  • Liberação da tela para APIs;
  • Acionamento de actions e filters.

1.3.13

  • Aumento de segurança na validação dos arquivos enviados como comprovantes;
  • Correção de bug na página de «Comprovantes Pix»;
  • Outras melhorias e correções.

1.3.12

  • Pequenas correções e melhorias.

1.3.11

  • Correção de exibição duplicada dos shortcodes;
  • Melhorias no sistema de upload dos comprovantes;
  • Redirecionamento após comprovante recebido com sucesso;
  • Outras correções e melhorias.

1.3.10

  • Validação dos arquivos .htaccess;
  • Correção de problemas com valores Pix.

1.3.9

  • Bug na exibição do desconto no HTML;
  • Formato numérico corrigido na página de pagamento via Pix.

1.3.8

  • Gestão eficiente e otimizada dos comprovantes Pix para exclusão e busca de comprovantes.

1.3.7

  • Correção no arquivo .htaccess que gera um erro 403 ao acessar os comprovantes.

1.3.6

  • Descrição avançada com Pix com passos para pagamento.

1.3.5

  • Escolher cor do ícone para o Pix;
  • Ocultar o status «Comprovante Pix Recebido» no painel de pedidos;
  • Correções e melhorias indicadas no suporte.

1.3.4

  • Correção do bug para a primeira instalação do plugin, retornando valores vazios.

1.3.3

  • A mudança do status para «Comprovante Pix Recebido» tornou-se opcional.

1.3.2

  • Correção para ocultar o botão «Enviar Comprovante».

1.3.1

  • Correção do erro fatal no método remove_qr_image.

1.3.0

  • Suporte a formulário nativo para envio dos comprovantes;
  • Melhorias no shortcode [pix-por-piggly];
  • Melhorias e correções em gerais.

1.2.4

  • Atualização dos paineis de configuração;
  • Melhoria na criação dos arquivos de QR Code contra erros de cachê;
  • Suporte a API do Woocommerce;
  • Correção da leitura de telefones internacionais no campo de Telefone do Whatsapp.

1.2.3

  • Corrige avisos do PHP e permite o ID da transação vazio como ***.

1.2.2

  • Correção da ausência do botão em Teste seu Pix.

1.2.1

  • Auto corrige automaticamente os campos do dados Pix baseado no Banco selecionado.

1.2.0

  • Reformulação das configurações;
  • Criação da metabox Pix nos pedidos pagos via Pix;
  • Otimização da geração dos QR Codes;
  • Desconto automático para pagamento via Pix.

1.1.14

  • Dicas de apoio para preenchimento do Pix;
  • Correções dos botões Whatsapp e Telegram no e-mail;
  • Link para ver o pedido no e-mail ao invés do link para pagamento;
  • Correções ao salvar configurações;
  • Adição do caminho para sobrescrever os templates.

1.1.13

  • Adição do botão de configuração e ajustes na importação;

1.1.12

  • Correções de bugs;

1.1.11

  • Melhorias no texto de apoio e captura de erros com textos de apoio;

1.1.10

  • Correção de bug no envio de e-mail;

1.1.9

  • Correção de bugs para versões 7.3- do PHP;

1.1.8

  • Correção de bugs, melhorias da documentação, controle de erros e inserção nas instruções via e-mail;

1.1.7

  • Correções e melhorias;

1.1.6

  • Correção do bug no campo Whatsapp, correção dos bugs com chaves vazias, controladores de e-mail e status;

1.1.5

  • Atualização da formatação do campo Identificador;

1.1.4

  • Botões para Whatsapp e Telegram, além de melhorias no layout;

1.1.3

  • Suporte para o PHP 7.2 (conforme solicitado por muitos utilizadores);

1.1.2

  • Atualização da biblioteca piggly/php-pix e do painel de configurações;

1.1.1

  • Atualização da biblioteca piggly/php-pix;

1.1.0

  • Correções de bugs;
  • Melhorias na exibição do Pix no e-mail e na tela;
  • Ajuste de visualizações com base nas opções selecionadas;
  • Melhorias no núcleo do plugin;

1.0.3/1.0.4

  • Correções de bugs e reposicionamento das descrições;

1.0.2

  • Melhorias no design das informações de pagamento;

1.0.1

  • Melhorias no design das informações de pagamento;
  • Correções de pequenos bugs;
  • Inclusão para encaminhar até a página para upload de arquivos;
  • Inclusão da página «Teste seu Pix».

1.0.0

  • Versão inicial do plugin.